Não ter a devida atenção à gestão da folha de pagamento é, muitas vezes, sinônimo de problemas fiscais e trabalhistas para a empresa. Por isso, manter a conformidade desse processo garante que o pagamento de taxas e impostos esteja de acordo com a legislação, além de assegurar que os benefícios e descontos sejam aplicados corretamente aos funcionários.
A gestão da folha de pagamento exige muita atenção, pois é um processo trabalhoso e com muitos detalhes. Sendo assim, destacamos aqui alguns pontos que podem tornar esse processo mais eficiente:
1 – Programação de datas: é imprescindível ter uma agenda para programar pagamentos, valores e as contas de cada colaborador, incluindo, por exemplo, dissídio coletivo, férias e 13.º salário, uma vez que constituem datas pontuais e que devem ser respeitadas;
2 – Mantenha os dados atualizados: alterações devem ocorrer em virtude de mudanças de cargos, estado civil, dependentes e por conta da legislação;
3 – Conta bancária exclusiva: como há várias obrigações fiscais e financeiras em uma empresa, o ideal é existir uma conta exclusiva para a conta de gestão da folha de pagamento. Essa prática garante que, mesmo que o setor financeiro seja movimentado com entradas e saídas frequentes, as contas dos funcionários estarão seguras, evitando, assim, possíveis prejuízos à gestão da folha de pagamento.
Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando! No próximo post falaremos sobre os outros 3 pontos essenciais nesse processo.
Leia também -> RH contemporâneo: evolução em resposta a um mercado dinâmico.
Ainda possui dúvidas? Entre em contato conosco.