Área do cliente

Planejamento sucessório em empresas familiares: garantindo o legado à próxima geração

Quando se pensa em um processo de sucessão familiar em uma empresa pretende-se, ao menos, garantir uma continuidade saudável dessa organização. Portanto, a visão de longo prazo é fundamental para que a empresa familiar continue rentável por muitos anos.

Uma sucessão familiar eficiente depende da elaboração de um bom plano sucessório, que deve deixar claro quem terá as ações da empresa, mas também quem assumirá os papéis de liderança.


Um bom planejamento sucessório deve estar firmado, essencialmente, em dois pilares:

– É a estratégia do proprietário que definirá quem terá participação acionária na empresa e como a propriedade será transmitida, quando chegar o momento;

– A sucessão familiar é uma das chaves para assegurar o legado duradouro do negócio. É a partir desse plano que, por exemplo, se definirá qual a porcentagem acionária de cada membro.


E qual a outra utilidade e importância de um planejamento sucessório?

O planejamento sucessório não serve apenas para se transferir o comando da empresa à próxima geração, pois se o líder da empresa, de repente, deixar a organização – ou algo inesperado acontecer – o negócio precisa ter a plena capacidade de permanecer estável no mercado. Por isso, é altamente recomendável que um plano sucessório nas empresa familiares seja estimulado e feito o mais cedo possível.


A sua empresa familiar está precisando de uma assessoria em relação a esse tópico? Então, entre em contato conosco! Temos um time de especialistas pronto para atendê-lo(a).

Leia também -> Fluxo de Caixa: como ele atesta a saúde financeira da sua empresa?

Ainda possui dúvidas? Entre em contato conosco.

Aqui, você terá acesso exclusivo a informações personalizadas sobre sua empresa. Acompanhe de perto suas finanças, visualize relatórios e documentos importantes, envie solicitações e desfrute de uma experiência contábil simplificada. Estamos comprometidos em facilitar sua gestão financeira e tributária.