Área do cliente

Tributação sobre Outras Receitas

Nas empresas tributadas pelo lucro real as denominadas Outras Receitas, como Rendimentos de Aplicações Financeiras, reembolso de despesas, entre outras, entram diretamente para base de cálculo de Imposto de Renda e Contribuição Social, aplicando o percentual de 15% de IRPJ e 9% de CSLL, podendo haver IRPJ adicional de 10%.

No entanto as empresas tributadas pelo Lucro Presumido as outras receitas, tais como variação cambial, rendimento de aplicação financeira, entre outras, são aplicados 100% do ganho na base de cálculo do IRPJ e da CSLL.

As outras receitas para as empresas optantes pelo Simples Nacional não compõem a base de cálculo do imposto.

Cabe ressaltar que para as empresas optantes pelo Simples Nacional aplica-se 15% do ganho na venda de ativo imobilizado.

Ainda possui dúvidas? Entre em contato conosco.

Contrato de experiência rescindido: quais são os direitos do trabalhador?

O crescente volume de dados e informações é um reflexo direto de uma maior complexidade das empresas e da sociedade. Antes, a gestão dos negócios, que era voltada para o controle de produção de bens e serviços, assumiu, gradativamente, um modelo de gestão baseado na informação, na tecnologia e no consumo. Esse fato vem redirecionando os objetivos das organizações, assim como o tratamento das informações, dessa forma, servindo de base para a tomada de decisões.

Ler Artigo »

Aqui, você terá acesso exclusivo a informações personalizadas sobre sua empresa. Acompanhe de perto suas finanças, visualize relatórios e documentos importantes, envie solicitações e desfrute de uma experiência contábil simplificada. Estamos comprometidos em facilitar sua gestão financeira e tributária.