Esse é realmente um problema sério que pode prejudicar os negócios e as pessoas físicas. Pensando nisso separamos 6 dicas de como se proteger em casos de fraude fiscal:
1) Esteja atento aos sinais de fraude – Alguns sinais de alerta incluem a falta de documentação, a ausência de registros contábeis consistentes e o pagamento de impostos em atraso.
2) Consulte um Contador – um profissional qualificado pode ajudá-lo a identificar e evitar fraudes fiscais.
3) Cumpra as obrigações tributárias – A conformidade com a legislação tributária é a melhor maneira de se proteger desse tipo de problema.
E o que posso fazer para me proteger ainda mais?
4) Guarde todos os documentos fiscais – os documentos fiscais são essenciais para comprovar a regularidade das operações;
5) Tenha um sistema de controle interno eficiente – isso ajudará a identificar movimentos que não estão em conformidade com os processos e rotinas da empresa.
6) Faça auditorias periódicas – elas podem ajudar a identificar fraudes que podem não ser detectadas pelo sistema de controle interno.
É importante lembrar que não existe uma solução única para se proteger de fraudes fiscais. O melhor caminho a seguir depende das características específicas de cada negócio.
Nós da MKP Contabilidade somos especialistas em processos contábeis seguros. Envie-nos um Direct e fale com um dos nossos especialistas.
Leia também -> Fluxo de Caixa: como ele atesta a saúde financeira da sua empresa?
Ainda possui dúvidas? Entre em contato conosco.