O Balanço Patrimonial (BP) é um documento contábil, no qual a empresa relata para diversos fins a sua situação material. É através do BP que é informado o saldo de todos os ativos e bens disponíveis, assim como as obrigações e passivos da empresa. Portanto, o BP tem a função de demonstrar aos órgãos tributários de onde vêm as receitas da empresa e a sua situação fiscal. Inclusive, o BP trata-se de um registro obrigatório, de acordo com o expresso no art. 1.064 do Código Civil, que destaca:
“ (…) ao término de cada exercício social, proceder-se-á à elaboração do inventário, do balanço patrimonial e do balanço de resultado econômico”.
Adicionalmente, o BP atesta como está a saúde financeira da instituição, permitindo aos gestores uma visão do status patrimonial do negócio, o que possibilita a tomada de decisões mais fundamentadas.
Gostou do conteúdo? Então, continue nos acompanhando. No próximo post falaremos como o balanço patrimonial pode ser uma ferramenta estratégica para a gestão do seu negócio.
Leia também -> Controller: a conexão entre a estratégia e as informações contábeis
Ainda possui dúvidas? Entre em contato conosco.