Área do cliente

NFS-e nacional para o MEI: quais são as novidades?

Desde 1º de setembro de 2023, o MEI passou a ter a obrigatoriedade de emitir a Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e). Agora, essa nota segue um padrão nacional, pois antes o MEI fazia a emissão dela através do site da Prefeitura do seu respectivo Município.

Com essa mudança, as notas poderão ser emitidas por um aplicativo (NFS-e-Mobile) ou pelo portal do governo (gov.br/nfse).

Haverá dois padrões de emissão para a NFS-e: Emissão Completa e Emissão Simplificada. Esta última opção só será permitida para quem for MEI.


Lembramos que o MEI está obrigado à emissão de NFS-e sempre que houver a venda ou a prestação de serviço a qualquer empresa – independente do porte. Já a emissão de nota é opcional quando a venda ou serviço for prestado à pessoa física.


Você tem dúvidas sobre esse novo sistema para a emissão de notas fiscais? Entre em contato conosco! Temos um time de experts pronto para prestar a melhor assessoria a sua empresa.

Leia também -> Simples Nacional: como calcular o imposto em empresas com menos de 12 meses de atividade? – PARTE 1

Ainda possui dúvidas? Entre em contato conosco.

Contrato de experiência rescindido: quais são os direitos do trabalhador?

O crescente volume de dados e informações é um reflexo direto de uma maior complexidade das empresas e da sociedade. Antes, a gestão dos negócios, que era voltada para o controle de produção de bens e serviços, assumiu, gradativamente, um modelo de gestão baseado na informação, na tecnologia e no consumo. Esse fato vem redirecionando os objetivos das organizações, assim como o tratamento das informações, dessa forma, servindo de base para a tomada de decisões.

Ler Artigo »

Aqui, você terá acesso exclusivo a informações personalizadas sobre sua empresa. Acompanhe de perto suas finanças, visualize relatórios e documentos importantes, envie solicitações e desfrute de uma experiência contábil simplificada. Estamos comprometidos em facilitar sua gestão financeira e tributária.