A capacidade de um país atrair investimentos está vinculada a uma classificação de risco (rating), que é uma nota atribuída por agências especializadas (em análise de crédito) a um país emissor de dívida.
Essencialmente, o trabalho dessas agências é avaliar a capacidade e a disposição de um país em honrar – pontual e integralmente – o pagamento de sua dívida. Portanto, o rating é um instrumento relevante para investidores, uma vez que essa análise fornece uma opinião independente a respeito do risco de crédito da dívida de um dado país.
Em geral, como a classificação de risco de um país é mensurada?
Com base em critérios específicos, as agências atribuem um nota ao país adotando uma escala representada por letras, números e sinais matemáticos (+ ou -). Normalmente, essa escala vai de “D” (nota mais baixa) a “AAA” (nota mais alta).
Dessa forma, há dois grande grupos:
– Grau de especulativo: D até BB+,
– Grau de investimento: BBB- até AAA.
Recentemente, a agência Fitch elevou a nota do Brasil de BB- para BB, deixando, assim, o Brasil mais próximo do chamado grau de investimento, algo que ajuda a atrair mais investimentos ao país.
Estrangeiro, você pretende fazer investimentos ou abrir uma empresa no Brasil? Conte conosco! Fornecemos uma assessoria contábil especializada nos trâmites burocráticos e tributários envolvidos nesses processos.
Leia também -> Controller: a conexão entre a estratégia e as informações contábeis
Ainda possui dúvidas? Entre em contato conosco.