Dando continuidade a nossa proposta, hoje falaremos, sinteticamente, sobre os estágios 3 e 4 relacionados aos ciclos de vida das empresas familiares.
Estágio 3: o êxito/expansão: é caracterizado pela decisão estratégica e imperativa do dirigente-proprietário na exploração de novos mercados. Há a reunião de recursos necessários ao crescimento com o objetivo de financiar essa expansão. O dirigente-proprietário que leva a empresa ao estágio de êxito-expansão firma-se como inovador, consolidador da organização e um tomador de decisão;
Estágio 4: o desenvolvimento: nesse estágio, os principais problemas concentram-se na obtenção de um crescimento rápido e nas possibilidades de financiamento desse crescimento. Com isso, as questões mais importantes resumem-se à delegação de poder e às finanças. Nessa fase, a empresa é descentralizada. Assiste-se a um planejamento operacional e estratégico, mas a ideia de organização ainda é muito influenciada pelo dirigente da empresa.
Gostou do conteúdo? Então, continue nos acompanhando. No próximo post finalizaremos o assunto falando dos estágios 5 e 6.
Leia também -> Ciclos de vida das empresas familiares: 6 estágios sequenciais e suas características – parte 1
Ainda possui dúvidas? Entre em contato conosco.