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O que caracteriza uma empresa familiar?

Quando uma empresa é familiar existe uma conexão evidente entre a família e o negócio. Essas empresas podem inserir vários membros da família, tanto na parte administrativa, quanto no controle acionário ou na direção.

Mesmo que a gestão seja realizada por um profissional que não seja da família, o negócio ainda por ser caracterizado como familiar, desde que haja membros da família no quadro de diretores ou de acionistas.

Basicamente, as empresa familiares dividem-se em dois grupos:

1 – O primeiro grupo é composto pelas empresas de pequeno e médio porte de capital fechado, com a propriedade fortemente concentrada ou, até mesmo, exclusivamente familiar. O controle é muito centralizado, com familiares ocupando os cargos administrativos mais importantes. Essas organizações são denominadas empresas familiares centralizadas (controle centralizado) ou fechadas (capital fechado);

2 – Já o segundo grupo é representado pelas empresas familiares de maior porte, com algumas transformações como: abertura de capital, diminuição do grau de concentração da propriedade do capital, profissionalização da gestão e busca de uma maior descentralização no controle, por meio de uma menor participação dos familiares, os quais teriam presença exclusiva no Conselho de Administração. Essas instituições são denominadas empresas familiares descentralizadas (controle mais descentralizado) ou abertas (capital aberto).


Independente do tipo de empresa familiar, uma gestão contábil eficiente é imprescindível para o desenvolvimento e o sucesso do seu negócio. Por isso, conte com o nosso time de experts para assessorá-lo(a).

Leia também -> Ciclos de vida das empresas familiares: 6 estágios sequenciais e suas características – parte 1

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O crescente volume de dados e informações é um reflexo direto de uma maior complexidade das empresas e da sociedade. Antes, a gestão dos negócios, que era voltada para o controle de produção de bens e serviços, assumiu, gradativamente, um modelo de gestão baseado na informação, na tecnologia e no consumo. Esse fato vem redirecionando os objetivos das organizações, assim como o tratamento das informações, dessa forma, servindo de base para a tomada de decisões.

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